Download do livro no final da matéria.
A EPOPEIA DE GILGAMESH (2700 a.C)
Entre os fragmentos de textos descobertos em 1853 pelo arqueólogo Hormuzd Rassan, encontram-se tabuletas com inscrições sobre a história do legendário rei Gilgamesh de Uruk.
A obra, encontrada nas ruínas da cidade de Nínive, descreve as aventuras do rei e fundador da cidade de Uruk, a qual ele governou por volta de 2700 a.C.
A Epopeia de Gilgamesh foi localizada por arqueólogos em doze tábuas de argila, cada qual contendo cerca de 300 versos.

De tiraro a herói
A epopeia de Gilgamesh, como é conhecida a coletânea de histórias, conta como um déspota opressor da cidade de Uruk aprende uma lição e se torna o herói local.
Para punir Gilgamesh por sua arrogância, os deuses enviam o “selvagem” Enkidu, feito a partir do barro, para atormentá-lo. Depois de uma briga, contudo, eles de tornam amigos e partem para uma série de aventuras para aniquilar monstros.
Irritados com essa inesperada reviravolta nos acontecimentos, os deuses sentenciam Enkidu à morte. Gilgamesh fica perturbado por perder seu companheiro, mas também toma consciência da sua própria mortalidade.
Meu amigo, a quem eu amava, tornou-se pó.
Enkidu, meu amigo, a quem eu amava, tornou-se pó.
(Gilgamesh chora a morte de Enkidu)
A segunda metade da história narra a busca de Gilgamesh pelo segredo da vida eterna e seu retorno para Uruk. Ainda que mortal, agora ele é um homem sábio e um soberano mais nobre.

Link de download do livro: http://lelivros.love/book/baixar-livro-epopeia-de-gilgamesh-sin-leqi-unninni-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/

Deixe um comentário